Sobre o FBN
Sobre o FBN   ›   O que fazemos

O que fazemos

As atividades do FBN são realizadas em um ambiente de confidencialidade e segurança para garantir a essência da instituição, que ser é “De famílias para famílias”.


O FBN atua em três pilares básicos que constituem grande parte das necessidades recorrentes das empresas familiares:

 

Educação

A educação, o conhecimento e a geração de conteúdo visam a elaborar, aprimorar e disseminar, constantemente, as melhores práticas de gestão e convívio, com a responsabilidade de gerar e manter sucesso nas famílias titulares de empresas. Encontros, estudos de casos, treinamentos em grupo, seminários, visitas às empresas e famílias bem sucedidas e compartilhamento de perspectivas são possibilidades inovadoras proporcionadas pelo FBN.

 

Pesquisa

Desde 2007, quando o FBN Brasil procedeu a sua primeira pesquisa de perfil dos associados, buscamos levantar informações e apoiar iniciativas de outras pesquisas para aprimorar o conhecimento da empresa familiar permitindo entender, de forma mais acurada e profunda, como esse universo empresarial se comporta em nosso país.

Desse entendimento pode-se avaliar, compartilhar e promover os sistemas que estão sendo adotados pelas empresas e que estão, de fato, sendo bem sucedidos em seus processos de administração e sucessão. São analisadas características, gestão, gerações em ação, estruturas administrativas, conselho de família, family-office, conselho fiscal e sucessão das empresas familiares no Brasil.

Além disso, o FBN Brasil também conta com informações provenientes de outros países, graças à rede FBN Internacional.

 

Representatividade

O FBN defende o papel econômico, social e produtivo que a empresa familiar representa no contexto de nossa sociedade. Da mesma forma, contribui para a criação de uma consciência positiva em nossos legisladores sobre a atuação das empresas na economia nacional e mundial, a responsabilidade civil e ética transmitida por gerações e gerações de empreendedores, os valores e o respeito à comunidade focados no crescimento sustentável.

Dentre as propostas do FBN Brasil está a de promover ações, seja em conjunto com líderes de opinião ou a estes direcionadas, que se tornem a voz das empresas familiares diante das pessoas, das organizações e do poder público.

Tal atuação se faz necessária diante da limitada compreensão dos indivíduos em geral - dentre os quais muitos decisores responsáveis por taxas, impostos, contribuições - sobre o papel econômico, social e produtivo desempenhado pelas empresas familiares.

No FBN trabalha-se – no âmbito nacional e internacional - tanto na geração quanto na busca de fatos e dados que possam trazer luz às diversas questões e, também, que possam corroborar os argumentos que defendemos em favor do setor. Exemplo disso é o Relatório de Monitoramento Internacional de Negócios Familiares 2008 que compara as contribuições das empresas familiares para diferentes economias, além de abordar os diferentes sistemas de tributação e como eles promovem ou prejudicam os negócios do empresariado familiar.

Boa notícia é a de que hoje as estruturas fiscais de alguns países já facilitam a transmissão de empresas para as gerações seguintes, prova de que é possível alcançar resultados e fazer a diferença: É nisso acredita que o FBN Brasil, a única organização de alto nível que representa devidamente as empresas familiares.


Rua Tabapuã, 474 • 5° andar • Conj. 57 • Itaim Bibi • São Paulo-SP • Brasil • Telefone: +55 (11) 3078-7317