Os desafios que a covid-19 trouxe para o segmento do varejo, por Marta Helena Schuh, Líder de Cyber da Marsh Brasil

Matérias 07 de julho de 2020

    Neste momento de enfrentamento de pandemia, o varejo, mais do que nunca, depende das vendas através de e-commerce e um incidente pode implicar significantemente na geração de receita, gerar impactos operacionais e reputacionais de empresas no segmento.

Em relatório sobre riscos cibernéticos no segmento do varejo, a Oliver Wyman, empresa do grupo Marsh & McLennan, mostra os riscos no mundo do varejo, que vem se tornando cada vez mais digital. Os novos hábitos e medidas de proteção se tornaram parte do cotidiano desta divisão.

Algumas das principais ações para evitar incidentes no segmento são:

  • Conheça os produtos usados – Muitas organizações estarão mais dependentes de TI do que nunca. Você deve entender quais sistemas/aplicativos estão sendo usados e avaliar como isso afeta a posição geral de risco cibernético nos negócios.
  • Procedimentos de compra – Verificação da compra em dois fatores
  • Educação de cibersegurança para funcionários da empresa
  • Adoção de pagamento através de carteira digital
  • Examinar proativamente os processos de segurança cibernética
  • Realização de testes constantes de seu poder de segurança para entender suas fraquezas e implementar novas medidas, por exemplo, contra instalação de malware para coletar informações confidenciais de pagamento dos clientes
  • Atualizações de sistemas – continue a corrigir e atualizar os sistemas, garantindo que sua empresa esteja segura on-line, método chave para minimizar o risco cibernéticos

Dentre outras tantas ações que se pode mapear para este segmento, vemos que, diante deste cenário, os desafios para minimizar possíveis impactos nas empresas da classe do varejo são cada vez maiores e se torna essencial implementar medidas avançadas de segurança cibernética para garantir a segurança da companhia e de seus consumidores.

O seguro cibernético fornece proteção e cobertura para a segurança e privacidade de informações digitais e perdas de receita resultantes de incidentes. Além disso, a maioria das seguradoras também oferece serviços de valor agregado, como testes de segurança de rede, projetados para ajudar as empresas a evitar e mitigar os efeitos de uma violação de dados e serviços de gerenciamento de crises.


Por Marta Helena Schuh, Líder de Cyber da Marsh Brasil


Link oficial: https://coronavirus.marsh.com/br/pt/insights/risk-in-context/challenges-that-covid-19-brought-to-the-retail-segment0.html