Empresas familiares assumem liderança de mercado.
Mudança de gestão e profissionalização impulsionam o crescimento.
Dados
do IBGE e do Sebrae mostram que 90% das empresas no Brasil ainda são
familiares. Elas representam cerca de 65% do PIB e empregam 75% da força de
trabalho do país. Embora sejam consideradas a espinha dorsal da economia
nacional, pesquisas também apontam, por outro lado, que a cada 100 empresas
desse tipo 70% não passam pela geração do fundador e apenas 5% conseguem chegar
à terceira geração.
Contudo, o número de empresas familiares que assumem a
posição de liderança de mercado vem crescendo nos últimos anos. O principal
motivo para isso é mudança do modelo de gestão, que permite contornar conflitos
internos, criar processos mais dinâmicos e introduzir novas tecnologias com o
objetivo de expandir dos negócios. Nesse sentido, a Mecalor, empresa familiar,
líder no segmento de soluções de engenharia térmica, deu um passo importante
para a sua profissionalização, tornando-se uma empresa SA (Sociedade Anônima de
capital fechado).
Essa transformação societária dará suporte ao expressivo crescimento dos
últimos anos e sustentação gerencial à ampliação das suas operações,
principalmente à expansão para o mercado externo. "Na verdade, foi uma
evolução normal em que deixamos definitivamente de ser uma empresa familiar e
amadurecemos para uma gestão profissional", explicou Janos Szégö, CEO da
companhia. Ele ressaltou que essa mudança traz mais solidez e
transparência às decisões estratégicas, que passam agora a serem submetidas a
um conselho diretor, composto pelo administrador e mais quatro diretores
estatutários, que hoje já comandam a empresa.
Ainda segundo o executivo, a descentralização
administrativa reafirma o compromisso de um crescimento sustentável por meio de
técnicas modernas de gestão. "Precisamos estar preparados e bem
estruturados para enfrentar os crescentes desafios dos próximos anos",
afirmou.
Há 60 anos no mercado, a Mecalor fornece soluções de
engenharia térmica para diversos setores da indústria no Brasil e em outros
países da América Latina. A empresa atua em diversos setores, sendo os
principais: plástico, hospitalar, alimentício, farmacêutico, ar condicionado e
automotivo. Neste último, destaca-se pela fabricação de câmaras climáticas para
teste em automóveis.
Como reflexo desse processo de mudança de gestão ao longo
dos anos, a Mecalor viu crescer bastante a sua participação no mercado, com
aumento das vendas nacionais e crescimento das exportações. "Nos últimos
três anos tivemos um salto de 30% no nosso faturamento em meio a um ambiente de
grave crise econômica", ressaltou o Szégö.