Movida, Gerdau e Klabin implementam programa educacional para jovens lançado pelo Instituto Capitalismo Consciente Brasil

Matérias 13 de julho de 2021

Iniciativa inédita tem como objetivo contribuir para inclusão de jovens mais conscientes no mercado de trabalho e para o despertar do líder do futuro


        Os jovens têm se preocupado mais com questões de responsabilidade e ética social nas empresas. Segundo a pesquisa “Construindo Nosso Futuro”, realizada pela Eureca, 84,95% dos jovens concordam que todas as organizações do setor privado (não apenas as empresas públicas) devem ser responsabilizadas por padrões de ética sociais, ambientais, de governança e de tecnologia.

E para contribuir com a inclusão de jovens no mercado de trabalho de forma produtiva e consciente, em uma iniciativa inédita, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB) está lançando o Líderes do Futuro - CC Jovem, um projeto educacional de produção de conteúdo para o despertar do jovem líder de si e líder do futuro. A iniciativa contou com o investimento de vários conselheiros eméritos do ICCB e o patrocínio de Movida, Gerdau e Klabin, que além de contribuição financeira destinam o programa ao seu público interno de jovens (estagiários e jovens aprendizes, por exemplo).

Para Renato Franklin, CEO da Movida, a educação de jovens focada na liderança consciente é fundamental para a transformação do mundo. “Com o Programa Líderes do Futuro – CC Jovem, ao mesmo tempo em que formamos profissionais com direcionamentos adequados às demandas atuais, contribuímos com a colocação de jovens no mercado de trabalho que talvez não tivessem esta oportunidade. É uma iniciativa notável que vem atender um dos nossos principais propósitos como empresa B e também como associados do Instituto Capitalismo Consciente, o de proporcionar uma sociedade melhor, mais justa e inclusiva”, comenta o executivo.

Para cada jovem atendido pelas empresas que patrocinam o projeto, são doadas 5 inscrições para jovens em situação de vulnerabilidade e sem emprego. Tais jovens serão captados através de projetos sociais ou ONGs parceiras ou indicadas pela própria empresa patrocinadora ou ainda, através de parceiros sociais do ICCB, tais como CIEE, G10 Favelas, Gerando Falcões, Jovens do Brasil.

As empresas patrocinadoras disponibilizarão vagas aos seus próprios estagiários e jovens aprendizes, para que eles recebam conteúdo sobre Capitalismo Consciente e também se comprometem a contratar os jovens em vulnerabilidade que passaram pelo programa, criando um ciclo positivo de acesso, educação e emprego.

“Se hoje, um dos nossos pilares é a Liderança Consciente, isso inclui Líderes do Futuro. A juventude é parte essencial da mudança que queremos e precisamos. Quando o Capitalismo Consciente contribui com a inclusão das juventudes no mercado de trabalho de forma produtiva e consciente, esses jovens retornam ao mundo, aos negócios e às comunidades um ciclo positivo de sustentabilidade financeira e social”, explica Graziela Merlina, diretora de Educação do ICCB.

O conteúdo é facilitado por três jovens diversos e estudiosos dos temas, evidenciando o equilíbrio entre Idealismo e Pragmatismo. Além disso, o programa oferece conteúdos gravados por conselheiros do ICCB que compartilham suas histórias e trajetórias de vida, bem como seus aprendizados e estímulos ao jovem profissional.

Para Graziela Merlina, ajudar a transformar o jeito de se fazer negócios e investimentos no Brasil, além de ser o propósito do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, é uma necessidade e urgência percebida por cada cidadã e cidadão desse Brasil que tem consciência da realidade de desigualdade social na qual estamos imersos. “E isso diz respeito a todos nós. Por isso, entendemos o papel do Capitalismo Consciente em engajar, educar e inspirar jovens no exercício desse papel consciente à medida que ingressam no mercado de trabalho”, conclui.


Sobre o Instituto Capitalismo Consciente Brasil

Fundado em 2013, o Instituto Capitalismo Consciente Brasil incentiva, inspira e ajuda empreendedores e líderes a aplicarem os princípios do capitalismo consciente em suas organizações. Com o intuito de ajudar a transformar o jeito de fazer investimentos e negócios no Brasil, para reduzir a desigualdade, o Instituto realiza programas de conscientização, inspiração e educação. Em 2020 a instituição alcançou a marca de 200 corporações associadas, e o número de associados pessoa-física ultrapassou a marca de 2 mil pessoas.

Site: https://www.ccbrasil.cc/